portal imparcial

Gigante taiwanesa de chips anuncia fábrica na Alemanha

Por Redação Imparcial
P12-221011-341
COMPARTILHAR:

Maior fabricante de semicondutores do mundo, TSMC aprova investimento de 3,5 bilhões de euros para construir fábrica em Dresden, sua primeira na Europa.

A gigante de chips taiwanesa TSMC aprovou nesta terça-feira (08/08) um investimento de 3,5 bilhões de euros para a construção de uma fábrica na cidade de Dresden, no leste da Alemanha.

Será a primeira fábrica da empresa na Europa e a terceira fora da China e de Taiwan – o que representa um grande passo nos esforços europeus para impulsionar a produção de semicondutores no continente.

Veja também
TIM fecha acordo com a Apple e reduz preço do iPhone em quase 50%

O anúncio é também central para as ambições da Alemanha de fomentar a produção nacional de chips necessária para que sua indústria automobilística se mantenha globalmente competitiva.

“A Europa é um lugar altamente promissor para a inovação em semicondutores, particularmente nos campos automotivo e industrial, e estamos ansiosos para dar vida a essas inovações em nossa avançada tecnologia de silício com o talento da Europa”, disse o presidente-executivo da TSMC, C. C. Wei.

Por sua vez, o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, afirmou que o investimento da gigante taiwanesa mostra que “a Alemanha é um local atraente e competitivo”.

A TSMC é a maior fabricante de chips do planeta. A empresa está em negociações com o estado alemão da Saxônia, onde Dresden está localizada, desde 2021 para a construção da fábrica, que tem inauguração prevista para 2027.

Sua capacidade mensal de produção deverá ser de 40 mil wafers de 300 milímetros – um wafer é uma fatia fina de material semicondutor com a qual os chips são construídos. A chegada da empresa à Alemanha também deverá criar cerca de 2 mil empregos diretos.

Num mundo cada vez mais dependente da tecnologia, os chips são utilizados na fabricação de uma variedade enorme de produtos, desde computadores e smartphones a mísseis.

Mais noticias sobre tecnologia acesse Imparcial tecnologia

Com informações da Dw

VEJA TAMBÉM