portal imparcial

Neuralink realiza o primeiro implante de chip cerebral em ser humano

Por Redação Imparcial
portalchip
COMPARTILHAR:
A Neuralink fez seu primeiro implante cerebral em um humano no último domingo (28), conforme anunciou Elon Musk, dono da empresa. No X (Twitter), o empresário pontuou que o paciente está se recuperando bem e que “os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios”.
Veja também
5G do Brasil é um dos mais rápidos do mundo, aponta pesquisa

  • O objetivo do implante da Neuralink é ajudar pessoas com algum tipo de paralisia, como a tetraplegia;
  • Chamado de Telepathy (Telepatia), ele é instalado por um robô em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento, permitindo que humanos consigam controlar eletrônicos, como computadores e celulares, apenas com o pensamento;
  • A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de saúde dos EUA, aprovou o teste do método em maio de 2023 — quatro meses depois, a empresa abriu as inscrições para voluntários;
  • Esse teste inicial, denominado estudo Prime, terá duração de seis anos, com avaliação periódica dos pacientes;
  • Por ora, a empresa irá avaliar a segurança do implante e do robô que fez o procediment

Os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um rápido digitador ou um leiloeiro. Esse é o objetivo.

Elon Musk no X. 

A Neuralink não forneceu informações sobre a condição do paciente que recebeu o primeiro implante cerebral.

Em suma, o estudo da Neuralink investigará três pontos ao mesmo tempo, sendo eles: o implante N1/Telepathy (dispositivo cérebro-computador da Neuralink), o robô R1 (robô cirúrgico que implanta o dispositivo) e o N1 User App (software que se conecta ao N1 e traduz sinais cerebrais em ações de computador).

Conforme lembrou a Reuters, a Neuralink enfrentou diversos escrutínios em relação aos seus protocolos de segurança, recebendo, inclusive, muitas negativas da FDA ao longo dos anos. A empresa também chegou a ser multada por violar as regras do Departamento de Transportes dos EUA (DOT) relativas à movimentação de materiais perigosos.

Em uma investigação federal de 2022, a companhia também foi acusada de maus-tratos aos animais. Funcionários denunciaram que os testes em animais estavam sendo acelerados, causando sofrimento e mortes desnecessárias.

Musk se pronunciou sobre o caso afirmando que “nenhum macaco morreu como resultado de um implante Neuralink”. Ele acrescentou que a empresa escolheu macacos “terminais” para minimizar o risco para os saudáveis.

Mais noticias sobre tecnologia acesse Imparcial tecnologia

Com informações do Olhar Digital 

 

 

VEJA TAMBÉM