portal imparcial

Estados Unidos veta resolução brasileira no conselho de segurança da ONU sobre conflito Israel-Hamas

4842279_f4onu
COMPARTILHAR:

Brasil propõe resolução para a paz na região, enquanto EUA enfatizam o direito de autodefesa de Israel

Os Estados Unidos bloquearam, em 18 de outubro, a resolução que o Brasil havia costurado no Conselho de Segurança da ONU em relação ao conflito entre Israel e o grupo radical islâmico Hamas. Nessa votação, a Rússia e a Grã-Bretanha optaram por se abster, enquanto outros doze membros do Conselho deram apoio à resolução.

Veja também
Putin chama hospital em Gaza de ‘tragédia’ enquanto guerra na Ucrânia causa 200 mil mortes

O texto buscava condenar veementemente qualquer forma de violência e hostilidades direcionadas a civis, bem como atos de terrorismo, e instava à libertação imediata e incondicional de todos os reféns. Além disso, a resolução proposta pelo Brasil solicitava pausas no conflito para permitir a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, onde o conflito está mais intensificado.

Durante a votação da resolução, o representante dos Estados Unidos na ONU afirmou que seu país está “trabalhando duro na diplomacia”, colaborando com Israel, seus vizinhos e a ONU para buscar soluções para a crise humanitária. Ele expressou sua desaprovação em relação à resolução proposta, argumentando que ela não faz menção ao direito de autodefesa de Israel.

Mais sobre Notícia Internacional acesse Imparcial internacional

Com informações CNN Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS