Laje do Túnel de Taguatinga começa a ser concretada

imagem destaque 1
COMPARTILHAR:

Etapa deve durar seis meses e é uma das mais importantes fases da maior obra viária do Brasil. Governador Ibaneis Rocha acompanhou início dos serviço

Considerada uma das maiores obras viárias em andamento no país, o Túnel de Taguatinga chega a uma importante etapa de execução: a concretagem da laje. A fase consiste em preencher o teto do túnel com brita, areia, cimento e outros materiais em um metro de espessura. O serviço teve início no passado sábado (28) e, nesta terça (31), foi acompanhado de perto pelo governador Ibaneis Rocha e secretários de governo. Atualmente, a obra do túnel está 45% executada.

Veja também
Avenida Hélio Prates vai receber pavimentação em concreto

“Chegamos numa fase muito importante que é a concretagem das lajes. Ela será feita em duas etapas, uma no sentido Ceilândia-Taguatinga e outra no sentido Taguatinga-Ceilândia. Para cada laje concretada são utilizados em torno de 30 caminhões de concreto. É gostoso ver o andamento da obra porque a gente sabe a importância desse túnel para a região. São mais de 20 anos que a população aguardava por ela”, destacou o governador Ibaneis Rocha.

A concretagem da laje tem sido executada por dezenas de profissionais e é dividida por etapas. Normalmente, cada trecho de 13 metros de largura por 40 metros de comprimento é considerado um bloco feito. Todo esse trabalho de concretagem deve durar seis meses para ser concluído, como explica o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

“Essa etapa deve durar em torno de seis meses. É uma etapa muito importante e sabemos que a laje sofre esforços e impactos diferentes. Aqui, no trecho atual, temos uma altura menor de terra, de aterro sobre a laje. Por isto, é uma laje maciça. Mais para frente, onde a altura do aterro é maior, nós teremos uma laje nervurada”, explicou o secretário.

O Túnel de Taguatinga conta com um investimento de R$ 275,7 milhões e gera cerca de dois mil empregos. Os serviços, que estão 40% executados, vão beneficiar mais de 137 mil motoristas, desafogando o trânsito da região.

Um dos beneficiados com o túnel é o cabeleireiro Cristiano Lemos, morador de Taguatinga há mais de 20 anos. Para ele, a obra é “boa para o povo não só de Taguatinga, mas para toda Brasília porque vai melhorar o trânsito no centro de Taguatinga, que é muito movimentado”.

Continua depois da publicidade 

Com previsão de entrega para 2022, a passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso vai evitar a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade.

Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu.

Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.

Mais notícias dessa região acesse Imparcial Brasília

Com informações da Agência Brasília

OUTRAS NOTÍCIAS

OUVIR A RÁDIO