portal imparcial

Somos autossuficientes em combustível, mas não posso rasgar contratos, diz Bolsonaro

imagem destaque 1
COMPARTILHAR:

Em evento em Campinas (SP), presidente diz que não tem poder sobre a Petrobras: “não vou na canetada congelar o preço dos combustíveis”

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou na tarde desta sexta-feira (8) de cerimônia da 1 ª Feira Brasileira de Nióbio, realizada em Campinas (SP). Em discurso, Bolsonaro comentou a nova alta do preço do combustível, anunciada hoje pela Petrobras.

“Reclamam do Brasil, aumento do preço de mantimentos, de combustível. Ninguém faz isso porque quer. Não tenho poder sobre a Petrobras. Não vou na canetada congelar o preço dos combustíveis. Muitos querem, mas já tivemos experiência de congelamento no passado”, disse o presidente.

Bolsonaro afirmou que o Brasil é autossuficiente na questão do combustível e ironizou os questionamentos à política de preços. “Quando se fala em combustível, somos autossuficientes. Ah, mas por que o preço atrelado ao dólar? Eu posso agora rasgar contratos?”, disse.

O presidente disse que países da Europa também estão sofrendo com aumento de preços e problemas com combustível. “Nos últimos dois meses, o preço do gás subiu 300% no Reino Unido. Mantimentos em vários países já começam a faltar. Desabastecimento, que é pior que a inflação. Lá ninguém tá gritando ‘fora Boris Johnson’ ou  ‘Boris Johnson genocida’”, disse.

A Petrobras anunciou nesta sexta que vai reajustar o preço de venda da gasolina e do GLP, o gás de cozinha. O aumento nos preços passa a valer neste sábado (9) e acontece para evitar desabastecimento, segundo a empresa.

OUTRAS NOTÍCIAS