portal imparcial

Moraes intima Bolsonaro a explicar em 48 horas estadia em embaixada

alexandre-de-moraes-bolsonaro-e1662478533767
COMPARTILHAR:

Esclarecimentos sobre a Estada de Bolsonaro na Embaixada da Hungria

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes estabeleceu um prazo de 48 horas para que Jair Bolsonaro (PL) explique sua presença na Embaixada da Hungria em Brasília. Esta visita ocorreu logo após a retenção do passaporte de Bolsonaro em uma operação da Polícia Federal (PF).

Veja também
O ex-presidente Bolsonaro passou duas noites na embaixada da Hungria

A notificação foi feita pelos advogados do ex-presidente e confirmada pelo STF ao Metrópoles.

A ida de Bolsonaro à embaixada foi revelada por uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times, publicada na segunda-feira (25/3). As imagens das câmeras de segurança mostram o ex-presidente dentro da embaixada.

Bolsonaro chegou à embaixada em 12 de fevereiro, uma segunda-feira, e permaneceu até quarta-feira seguinte, 14 de fevereiro. Além das câmeras de segurança, o jornal norte-americano também obteve imagens de satélite mostrando o carro de Bolsonaro no local.

A Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal em 8 de fevereiro, investiga uma suposta organização criminosa envolvida em uma tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Além de Bolsonaro, outras pessoas próximas a ele foram alvos da operação.

Em resposta, a defesa de Bolsonaro afirmou que o ex-presidente estava na embaixada para manter contatos com autoridades da Hungria, país com o qual mantém bom relacionamento. Ele teria se encontrado recentemente com o premier húngaro durante a posse do presidente Javier Milei em Buenos Aires.

A defesa enfatizou que a estada na embaixada foi a convite, e Bolsonaro aproveitou o tempo para atualizar os cenários políticos entre as duas nações. Afirmaram também que qualquer interpretação além das informações fornecidas se trata de uma obra fictícia sem relação com os fatos reais, classificando-as como fake news.

Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Política

OUTRAS NOTÍCIAS