Maioria quer que Bolsonaro desista da candidatura e apoie outro nome em 2026, aponta pesquisa Genial/Quaest

jair-bolsonaro
COMPARTILHAR:

Pesquisa Genial/Quaest mostra preferência por Tarcísio e Michelle como sucessores; 45% temem retorno do ex-presidente

A maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível até 2030, deveria abrir mão da candidatura à Presidência da República em 2026 e apoiar outro nome. É o que aponta a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (5).

Veja também
Desaprovação ao governo Lula atinge 57% e registra pior índice do mandato, aponta Quaest

De acordo com o levantamento, 65% dos entrevistados defendem que Bolsonaro “deveria abrir mão da candidatura agora e apoiar outro candidato”. Entre os eleitores de direita, 55% compartilham dessa opinião, enquanto entre os bolsonaristas esse índice cai para 38%.

A pesquisa foi realizada com 2.004 entrevistas presenciais em 120 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Ao serem questionados sobre quem deveria substituir Bolsonaro em 2026, os nomes mais citados foram o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (17%), e o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (16%). Em seguida, aparecem Ratinho Júnior (11%), Pablo Marçal (7%), Ronaldo Caiado (5%), Eduardo Bolsonaro e Eduardo Leite (ambos com 4%) e Romeu Zema (3%).

O levantamento também apontou que 45% dos brasileiros têm mais medo de uma eventual volta de Bolsonaro ao poder do que da continuidade do governo Lula, que preocupa 40% dos entrevistados.

Em um cenário de segundo turno entre Lula e Tarcísio, o governador paulista aparece com 40% das intenções de voto, contra 41% do atual presidente. O resultado representa uma alta de três pontos percentuais para Tarcísio em comparação com a pesquisa anterior, divulgada em março.

Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Política

OUTRAS NOTÍCIAS

OUVIR A RÁDIO