portal imparcial

Organização das Nações Unidas pede que países não expulsem refugiados do Afeganistão

imagem destaque 1
COMPARTILHAR:

Alto Comissariado afirma que afegãos enfrentam ‘risco iminente’ em seu país sob o novo regime talibã

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) pediu nesta terça-feira (17) a proibição das expulsões de cidadãos afegãos para seu país de origem, inclusive daqueles que tiveram o pedido de asilo previamente rejeitado.

Veja também
Caos no Afeganistão, Talibã assume o controle de Cabul

Ao mesmo tempo, o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos pediu à comunidade internacional que ofereça todo apoio aos afegãos que enfrentam “risco iminente” em seu país, sob o novo regime talibã.

“Devido à rápida deterioração da situação em termos de segurança e de direitos humanos em grandes partes do país, além da situação de emergência humanitária, o Acnur pede aos Estados que acabem com os retornos forçados de cidadãos afegãos, mesmo que tenha sido previamente determinado que eles não requerem proteção internacional”, declarou a porta-voz Shabia Mantoo durante uma entrevista coletiva em Genebra.

Continua depois da publicidade 

“Desde o início do ano, mais de 550 mil afegãos foram deslocados dentro do país, devido ao conflito e à insegurança”, destacou Mantoo.

Após uma rápida ofensiva, os talibãs assumiram o controle de Cabul no domingo (15), o que significou seu retorno ao poder no Afeganistão depois de 20 anos.

Mais notícias sobre Notícia Internacional acesse Imparcial internacional

Com informações do R7

OUTRAS NOTÍCIAS