portal imparcial

Brics apela por ‘trégua imediata e duradoura’ em Gaza em meio às tensões

PALESTINIAN-ISRAEL-CONFLICT-GAZA_37069059
COMPARTILHAR:

Líderes do BRICS expressam apoio a esforços internacionais e regionais para encerrar hostilidades e fornecer ajuda humanitária em meio ao conflito em Gaza.

Na terça-feira (21), durante a cúpula extraordinária do grupo BRICS, foi emitido um apelo conjunto por uma “trégua humanitária imediata e duradoura que leve ao fim das hostilidades” em Gaza, de acordo com um resumo divulgado pela Presidência sul-africana.

Veja também
A jovem soldado israelense de 19 anos morta após ser feita refém pelo hamas na Faixa de Gaza

O comunicado reforçou o apoio do grupo aos esforços regionais e internacionais para alcançar o fim imediato das hostilidades, proteger os civis e fornecer ajuda humanitária. A África do Sul, que anunciou a reunião, expressou críticas contundentes a Israel, acusando-o de “crimes de guerra” e “genocídio” em Gaza. O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, declarou que o uso ilegal da força por parte de Israel e a negação deliberada de assistência básica equivalem a crimes de guerra e genocídio.

Além disso, o presidente chinês, Xi Jinping, durante a cúpula, instou a um cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e Hamas. Ele enfatizou a necessidade de interromper todas as hostilidades, encerrar a violência contra civis e liberar os detidos civis para evitar mais perdas humanas e sofrimentos. O grupo BRICS, composto por China, Brasil, Rússia, Índia e África do Sul, busca promover um equilíbrio mundial menos influenciado pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

Mais sobre Notícia Internacional acesse Imparcial internacional

 

OUTRAS NOTÍCIAS