portal imparcial

Brasileiros ficam retidos após fechamento da fronteira entre Gaza e Egito

fronteira_com_o_egito_em_gaza-796060
COMPARTILHAR:

Grupo de 34 brasileiros enfrenta espera angustiante enquanto fronteira entre Faixa de Gaza e Egito permanece fechada, apesar de autorização prévia.

Nesta sexta-feira, 10, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou o fechamento da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, impedindo a saída de um grupo de 34 brasileiros do local.

Veja também
Brasileiros em Gaza planejam retorno na quinta-feira

O ministro israelense das Relações Exteriores havia informado a autorização para a saída do grupo, cujos nomes estavam em posse das autoridades na fronteira. Contudo, apesar de terem sido mobilizados até a região do posto de controle, os brasileiros não puderam passar devido ao não funcionamento do posto.

O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, destacou que apenas algumas ambulâncias conseguiram atravessar durante o dia, e nenhum estrangeiro, incluindo o grupo brasileiro, obteve autorização para sair do enclave.

A expectativa é que o grupo brasileiro, composto por 34 pessoas, incluindo nacionais e parentes próximos, consiga atravessar para o Egito no sábado, após mais de 30 dias de espera. O embaixador mencionou que a equipe da embaixada deve pernoitar na cidade de al-Arish.

Essa situação não é inédita, conforme fontes diplomáticas, pois enquanto as ambulâncias não transportarem os feridos, os estrangeiros não são autorizados a cruzar a fronteira, seguindo um cronograma limitado para essa operação.

Diante desse impasse, o ministro Mauro Vieira explicou aos jornalistas que o posto de controle não foi aberto, e o governo brasileiro está em contato com todas as partes envolvidas, esperando que os nomes autorizados possam cruzar a fronteira o mais rápido possível. Apesar de os nomes estarem na lista de autorizados, nenhum nacional, de qualquer nacionalidade, conseguiu atravessar nos últimos três dias.

Mais sobre Notícia Internacional acesse Imparcial internacional

Com informações da Agência Brasil e Exame

OUTRAS NOTÍCIAS