portal imparcial

Brasil convoca embaixador de Israel após polêmica envolvendo comentários de Lula

meyer
COMPARTILHAR:

Repercussões das declarações de Lula sobre Israel levam a retorno do embaixador brasileiro

O Ministério das Relações Exteriores está convocando de volta ao Brasil o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer.

A decisão foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em resposta à reação de Israel a seus comentários no domingo.

Veja também
Israel declara Lula da Silva como ‘persona non grata’ após comentários sobre Gaza e o Holocausto

Em sua entrevista, Lula comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza, durante a guerra contra o grupo terrorista Hamas, ao Holocausto perpetrado pela Alemanha nazista.

“O que está ocorrendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não tem precedentes na história. Na verdade, já ocorreu: quando Hitler decidiu exterminar os judeus”, afirmou Lula.

As declarações do presidente brasileiro foram fortemente criticadas pelo governo de Israel e por organizações judaicas.

Nesta segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, convocou Frederico Meyer para uma reunião de reprimenda no Museu do Holocausto, em Jerusalém. Durante o encontro, o governo brasileiro foi informado de que Lula seria considerado “persona non grata” em Israel até se retratar de suas declarações.

“Não esqueceremos e não perdoaremos – em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é considerado ‘persona non grata’ em Israel até que ele se desculpe e se retrate”, escreveu Katz nas redes sociais.

Mais sobre Notícia Internacional acesse Imparcial internacional

 

OUTRAS NOTÍCIAS