portal imparcial

“Não tiveram um minuto de recuo, a missão foi cumprida”, diz Caiado ao homenagear policiais que capturaram Lázaro Barbosa

imagem destaque 1 (2)
COMPARTILHAR:

Durante entrega de reforma do Comando de Missões Especiais da PM-GO, com investimentos que somam R$ 200 mil, governador enaltece atuação de quase 300 agentes de segurança na caçada ao criminoso, entre municípios de Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal. Prisão ocorreu na segunda-feira (28/06), em área de mata. “Esse é um legado que vai ficar para sempre. Cada policial se sente respeitado e, ao mesmo tempo, reconhecido”, disse

O governador Ronaldo Caiado, ao lado da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás, primeira-dama Gracinha Caiado, homenageou, nesta quinta-feira (1º/07), os policiais que atuaram na força-tarefa para capturar o criminoso Lázaro Barbosa Sousa. A homenagem integrou a solenidade de inauguração da reforma da sede do Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), em Goiânia. O local não recebia melhorias há sete anos e, com um investimento de R$ 200 mil, ganhou ainda uma pista de treinamento com obstáculos.

Veja também
Polícia de Goiás confirma morte de Lázaro durante operação

Quase 300 agentes de segurança participaram das buscas e captura de Lázaro Barbosa, entre os municípios de Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. A prisão ocorreu na última segunda-feira (28/06), em área de mata, na zona rural.

“Não tiveram um minuto de recuo. A missão foi dada e cumprida, o que fez com que a tranquilidade voltasse a reinar naquela região”, enalteceu o governador ao destacar a competência dos policiais para resguardar as vidas e manter a paz e segurança das pessoas que habitam a localidade.

O pronunciamento do governador Ronaldo Caiado foi direcionado a todas as forças de segurança de Goiás e do Distrito Federal. O trabalho integrado envolveu as seguintes corporações: polícias Militar (PM), Civil (PC), Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF) e Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE-DF).

“A vocês meus aplausos e meu reconhecimento”, disse Caiado. “Esse é um legado que vai ficar para sempre. Cada policial aqui se sente respeitado e, ao mesmo tempo, reconhecido”, reforçou. “Nada é mais honroso do que caminhar nesse Brasil e receber homenagens que deveriam ser feitas a cada um de vocês que me emprestam esse prestígio ao agirem com determinação e garra”, destacou o governador.

Foram 20 dias de trabalho das equipes policiais até que a captura do criminoso foi anunciada por Caiado em suas redes sociais. Após a prisão, Lázaro foi levado pelo Corpo de Bombeiros para atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos.

“O sentimento de dever cumprido é uma coisa que me emociona”, declarou o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Rodney Miranda. Para o secretário, o sucesso foi consolidado pela integração, harmonia e comprometimento do efetivo. “Nosso primeiro objetivo não era capturar o foragido, era impedir que fizesse mal a outro inocente. Fomos muito bem sucedidos”, afirmou.

Miranda destacou que a área coberta pela força-tarefa apresentava dimensão e características de relevo e vegetação que dificultaram o trabalho. “[As dificuldades] não diminuíram nem um milímetro o ímpeto da tropa. Foram dias difíceis, mas, graças ao bom Deus, tivemos sucesso”, concluiu.

Continua depois da publicidade 

O deputado estadual, Amauri Ribeiro, reconheceu o esforço diário de cada policial. “Parabéns pela luta em defesa da nossa sociedade. Vocês dão a vida para salvar as nossas vidas. Devemos muito a vocês que, sem sombra de dúvida, fazem um exímio trabalho”. Já o deputado estadual Coronel Adailton enfatizou a importância da integração colocada em prática pelos agentes envolvidos na caçada ao criminoso. “As nossas forças policiais de Goiás são, sem dúvida alguma, a melhor segurança pública do Brasil”, destacou.

Melhorias
Durante a manhã, o governador também entregou a reforma da sede do Comando de Missões Especiais (CME) da PM-GO. A obra durou seis meses e contemplou adequações nas instalações e nova pintura. A estrutura antiga, de aproximadamente 50 anos, não passava por melhorias há pelo menos sete anos. A empreitada foi possível com recursos da própria unidade, em parceria com a iniciativa privada.

Além de adequações na estrutura física do CME, que fica no setor Marista, em Goiânia, o espaço também ganhou uma pista de treinamento policial para preparação e capacitação de militares do Comando de Missões Especiais. Caiado acompanhou demonstrações realizadas no local.

A pista de treinamento recebeu 20 obstáculos de difícil transposição. O espaço leva o nome do 3º sargento Solano Francisco Leal, que morreu em setembro de 2020, vítima de Covid-19. O militar tinha mais de 10 anos de serviços prestados à corporação e atuava no Batalhão de Choque. Os familiares foram homenageados diretamente pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama, Gracinha Caiado. “É um reconhecimento merecido”, comentou Heleide Motti Vieira, viúva do policial.

O Comando de Missões Especiais é estratégico na Polícia Militar para atender demandas de intervenção rápida. Atua com o planejamento, coordenação, execução e fiscalização de todas as ações de natureza especial da PM-GO. Estão sob responsabilidade do CME oito unidades especializadas: Batalhão de Operações Especiais (Bope); Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe), Batalhão de Choque (BPMChoque), Polícia Militar Rural (BPMRural), Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) e Choque (CPChoque), Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graeer) e Regimento de Polícia Montada (RPMont).

Continua depois da publicidade 

Participaram da solenidade o vice-governador Lincoln Tejota; o comandante de Operações Especiais (COpEsp) do Exército Brasileiro, general de brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes; o deputado estadual Maycllyn Carreiro; o secretário chefe da Casa Militar, coronel Luiz Carlos de Alencar; o comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, Renato Brum; subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jailton Pinto Figueiredo; o representante do comando da polícia militar do Distrito Federal, coronel Jorge Eduardo Naime; o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, Alexandre Lourenço; o diretor-geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Franz Augusto Marlus Rasmussem Rodrigues; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Goiás, Vinicius Veiga Fleury; a superintendente Regional da Polícia Federal em Goiás, Cassandra Ferreira; o superintendente da Policia Científica, perito criminal Ricardo Matos; o comandante de Missões Especiais, coronel Henrikson de Souza Lima; os assessores especiais da governadoria, Rafael Rahif e Lívio Luciano; familiares do sargento Solano Francisco.

Fotos: Júnior Guimarães

Mais notícias dessa região acesse Imparcial Goiás

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

OUTRAS NOTÍCIAS