portal imparcial

Governo de Goiás recebe mais 119,2 mil doses de vacinas contra Covid-19

Imagem destaque 02
COMPARTILHAR:

Nova remessa vai reduzir faixa etária dos idosos beneficiados e ainda incluir trabalhadores das forças de segurança que atuam na linha de frente do combate à pandemia. “Vamos lutar, nacional e internacionalmente, para que o povo tenha condição de voltar à vida normal”, destaca governador Ronaldo Caiado

O Governo de Goiás recebeu, nesta sexta-feira (26/03), a décima remessa de vacinas contra Covid-19. As 119,2 mil doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI). “A distribuição será feita a partir de amanhã [sábado], já guardando também um cronograma agora muito mais complexo, porque teremos que fazer a vacinação da gripe H1N1”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. “Isso vai exigir um espaço [de tempo] para que possamos intercalar as vacinas”, complementou, durante coletiva de imprensa, ao lado do titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ismael Alexandrino.

Veja também
“Vou me sentir realizado na hora em que puder assistir os 7,2 milhões de goianos sendo vacinados”, diz Caiado ao receber primeira dose da CoronaVac

Com esse reforço, o Estado amplia o número de pessoas beneficiadas a partir da redução da faixa etária. A expectativa é de que, em alguns municípios, idosos a partir de 60 anos já possam ter acesso aos imunizantes. Também farão parte do grupo prioritário, a partir deste lote, integrantes das forças de segurança que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

Ismael Alexandrino acredita que o avanço será gradual. “Dentro das próximas duas semanas, a tendência é manter a proporcionalidade. Mas logo Goiás deve receber mais do que as remessas atuais”, frisa o titular da SES. “Quando entrar na segunda semana de abril, é provável que já tenha um quantitativo um pouco mais acelerado”, completou.

Continua depois da Publicidade

“Querendo ou não, já é um avanço. Sentimos que, talvez pelos dias em que conseguimos aumentar o isolamento social, já teve uma queda do número de óbitos, como também de idosos necessitados de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, comentou o governador. Ele acredita que a tendência é que, terminada a faixa etária dos 60 anos, haja a inclusão de professores, com a consequente retomada das aulas presenciais, bem como de pessoas mais jovens que foram ou estão submetidas a transplante, hemodiálise e tratamento oncológico, por exemplo.

A carga recebida hoje é composta por 94 mil doses da CoronaVac, fabricadas pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e 25,2 mil do consórcio Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Vamos lutar, nacional e internacionalmente, para que o povo brasileiro tenha rapidamente a condição de voltar à vida normal, à convivência do dia a dia, do abraço e da união”, declarou Caiado.

A remessa desembarcou no Aeroporto Internacional Santa Genoveva por volta das 8h. Na sequência, foi encaminhada para a Central Estadual de Rede de Frio, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Ali, as doses passam por uma conferência técnica e só então começam a ser distribuídas. O Estado possui 18 Regionais de Saúde responsáveis por garantir que as vacinas cheguem, de forma segura e proporcional, a todos os municípios goianos.

Covid-19 em Goiás
O último boletim da SES, divulgado na quinta-feira (25/03), mostra que já foram aplicadas 403.563 doses das vacinas contra a Covid-19 em Goiás e que 115.283 pessoas receberam a segunda dose.

Se somada a carga que chegou nesta sexta-feira, o Estado já recebeu 966.980 doses de imunizantes, sendo 809.280 da CoronaVac e 157.700 da AstraZeneca. Destas, já foram distribuídas 772.960 doses.

Foto: Hegon Correa

Mais notícias dessa região acesse Imparcial Goiás

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

OUTRAS NOTÍCIAS