portal imparcial

Governo de Goiás recebe mais 119.750 doses da AstraZeneca

Imagem destaque 02
COMPARTILHAR:

Imunizantes serão utilizados para aplicação de primeira dose, sendo 70% destinados à população geral, por idade, e 30% beneficiarão grupos prioritários. “Vacinação é medida mais eficaz e eficiente para nos tirar da condição de pandemia”, destaca secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino”

Mais 119.750 doses de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desembarcaram em Goiás na madrugada desta quinta-feira (10/06). Essa foi a segunda remessa de imunizantes recebida pelo Governo do Estado nesta semana, já que na terça-feira (08/06) chegaram outras 79.560 unidades da Pfizer, totalizando 199.310 novos imunobiológicos para o combate da doença nos últimos três dias.

Veja também
Governo de Goiás começa distribuição de 40 mil cobertores aos municípios

Todas as vacinas da AstraZeneca serão utilizadas para aplicação de primeira dose e avanço da campanha de imunização nos municípios goianos. A nova remessa garantirá que mais cidadãos sejam imunizados e que o Estado avance na cobertura vacinal da população. “A vacinação é a medida mais eficaz e eficiente para nos tirar da condição de pandemia”, reforça o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.

Conforme pactuado em reuniões com gestores municipais, estaduais e federais, 70% das doses serão destinadas para a população geral, por idade, conforme a realidade de cada município, e 30% para os grupos prioritários. “Com essa nova leva do PNI [Programa Nacional de Imunizações], a expectativa é a de que o avanço da vacinação seja mais rápido do que se estivesse estratificado por grupos”, pontua Alexandrino.

Continua depois da Publicidade

Após o desembarque no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, as doses seguiram para a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), onde serão conferidas as quantidades, para a posterior distribuição a todas as 18 Regionais de Saúde do Estado. Depois desta etapa, os imunobiológicos seguem para os 246 municípios goianos para que as prefeituras continuem com a execução da campanha de vacinação.

Balanço
Com esse novo carregamento, Goiás atinge a marca de 3.276.290 de doses já recebidas desde o início da campanha, em janeiro deste ano. São 1.720.850 imunizantes Astrazeneca/Fiocruz, 1.358.880 da Coronavac/Butantan e 196.560 imunobiológicos produzidos pela farmacêutica Pfizer.

Até às 15h de quarta-feira (09/06), o Estado registrou que 1.610.738 imunizantes foram usados para aplicação da primeira dose. Em relação ao reforço, foram registradas 665.961 pessoas já vacinadas. Essa atualização dos dados nos sistemas oficiais é realizada pelos municípios, que são os responsáveis pela aplicação das vacinas em seus territórios.

Foto: André Saddi

Mais notícias dessa região acesse Imparcial Goiás

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

OUTRAS NOTÍCIAS