portal imparcial

Goiás é destaque em estudo sobre Covid-19 publicado pela revista The Lancet, umas das mais renomadas publicações científicas do mundo

imagem destaque 2
COMPARTILHAR:

Artigo, divulgado na quarta-feira (21/07), avaliou pessoas hospitalizadas com a doença e que apresentavam, pelo menos, um fator de risco. Trabalho foi realizado em parceria com instituições de diferentes países e contou com atuação da UFG e do HCamp de Goiânia, do Governo de Goiás, classificado como segunda unidade com maior participação de pacientes, contribuindo com inclusão de dados para avaliação dos cientistas. “É desse jeito que a gente governa, sempre com a ciência ao nosso lado”, diz governador Ronaldo Caiado

Goiás está em destaque em estudo divulgado, nesta quarta-feira (21/07), na revista The Lancet, uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo. O trabalho foi realizado em parceria com instituições de diferentes países e contou com a participação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Hospital de Campanha para Enfrentamento do Coronavírus (HCamp) de Goiânia, unidade de saúde do Governo de Goiás.

Veja também
Durante apresentação de plano para volta às aulas, Caiado anuncia pagamento de progressão salarial para profissionais da educação no Estado

No Brasil, o trabalho foi coordenado pelo Hospital Albert Einsten e teve a participação de vários centros de pesquisa. O estudo avaliou pessoas hospitalizadas com a Covid-19 e que apresentavam, pelo menos, um fator de risco. Os pesquisadores avaliaram a utilização de um medicamento nos pacientes, com o objetivo de preservar a função renal.

A iniciativa mostra o compromisso das instituições do Estado e dos pesquisadores goianos com a ciência e com a busca por melhorias que possam impactar positivamente a vida do cidadão. O HCamp de Goiânia, hospital referência para assistência de casos de Covid-19, foi classificado como a segunda unidade com maior participação de pacientes, contribuindo com a inclusão de dados para avaliação dos cientistas. Ao todo, 10% dos casos analisados no Brasil foram de pessoas internadas no hospital.

Continua depois da Publicidade

“É desse jeito que a gente governa, sempre com a ciência ao nosso lado em busca do melhor para as pessoas”, ressaltou o governador Ronaldo Caiado. Ele deixou um agradecimento especial à equipe da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), do HCamp Goiânia e da Liga de Hipertensão Arterial da UFG.

Já o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, ressaltou que a ciência é objetiva. “A gestão tem subjetividades. Mas fazer gestão apoiando-se na ciência é um caminho que diminui erros”. Ainda segundo o titular da SES-GO, com iniciativas assim é possível construir políticas públicas de saúde com sensatez, responsabilidade e, sobretudo, com eficiência. “Tudo isso contribui para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). E é assim que vamos fortalecendo a saúde em Goiás”, pontuou Alexandrino.

O médico infectologista e diretor-geral do HCamp de Goiânia, Guillermo Sócrates, ressaltou que, desde a criação do hospital, em março do ano passado, a instituição assumiu o compromisso com o governador Ronaldo Caiado para utilizar a medicina baseada em ciência. “Porém fizemos mais, e agora estamos produzindo ciência”, destacou o diretor.

Ainda sobre a participação do HCamp no estudo, o diretor-geral da unidade pontuou o envolvimento da equipe da unidade na condução dos trabalhos. “Esses estudos internacionais seguem metodologias rígidas e que exigem empenho e dedicação no manejo dos dados, por isso agradeço aos colaboradores do hospital pelo apoio na condução das atividades”, frisou. Ele pontuou que, atualmente, a unidade participa de outro trabalho de grande impacto.

Publicação
Em Goiás, o estudo foi conduzido pelo professor da Faculdade de Medicina da UFG e coordenador da Liga de Hipertensão Arterial, Weimar Kunz Sebba Barroso. O trabalho avaliou pacientes hospitalizados com a Covid-19 e que apresentavam, pelo menos, um fator de risco cardiometabólico, ou seja, hipertensão, diabetes tipo 2, doença cardiovascular aterosclerótica, insuficiência cardíaca e doença renal crônica.

A pesquisa considerou aqueles pacientes internados com a infecção pelo coronavírus e que exigiam uso de oxigênio, mas sem a necessidade de ventilação mecânica. Foi avaliado o uso da Dapagliflozina, um medicamento usado para o tratamento de diabetes. “Como a Covid-19 é uma doença que aumenta a atividade inflamatória, gerando um dano importante aos rins, há uma hipótese bastante plausível de que um fármaco como esse, que diminui a inflamação e protege o funcionamento renal, reduz as complicações nos pacientes internados”, explicou o professor Weimar Barroso.

Ele também ressaltou que o estudo foi devidamente aprovado nos órgãos regulatórios americanos, latino-americanos e brasileiros. No Brasil, o trabalho foi coordenado pelo grupo do Hospital Albert Einsten e contou com a participação de vários centros de pesquisa. “O país teve um papel fundamental, pois de um total de 1.200 pacientes que foram incluídos na análise, cerca de 700 foram brasileiros, mostrando a nossa participação expressiva”, detalhou.

“Com o trabalho encontramos algumas respostas relacionadas ao tratamento, o que é bastante importante. Além disso, também contribuímos com a construção de um conhecimento científico que busca levar o máximo de proteção aos nossos pacientes, diminuindo as complicações dessa doença e, sempre que possível, salvar ainda mais vidas”, pontuou o pesquisador.

Weimar Barroso também reconheceu o empenho, comprometimento com a ciência e dedicação do trabalho em conjunto das equipes da SES-GO, por meio do HCamp Goiânia, e dos membros da Liga de Hipertensão Arterial da UFG. “Todas essas pessoas e instituições se comprometeram com a ciência para que esse estudo fosse coroado com a publicação em uma revista de enorme impacto”, finalizou. O trabalho foi destaque em importantes associações da comunidade científica mundial, como o American College of Cardiology e a American Diabetes Association.

Para acessar o estudo completo basta acessar o link:
https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2213-8587%2821%2900180-7

Foto: Britto

Mais notícias dessa região acesse Imparcial Goiás

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

OUTRAS NOTÍCIAS