portal imparcial

“Estudem, pratiquem esporte e serão vitoriosos na vida”, diz Caiado durante entrega de medalhas a vencedores da 11ª edição dos Jogos Estudantis de Goiás

PRINCIPAL
COMPARTILHAR:

Competição reúne cerca de 2 mil estudantes, dentro do Manual de Biossegurança do Desporto Nacional, com todos protocolos sanitários colocados em prática. Durante evento, governador parabeniza vencedores do handebol masculino e feminino, com vaga garantida na etapa nacional, no Rio de Janeiro. Também confere andamento das disputas da categoria Infanto, com alunos das redes pública e privada de ensino, entre 12 e 14 anos

O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta sexta-feira (08/10), série de medalhas para alunos que venceram a disputa no handebol durante a 11ª edição dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás, no Clube Sesi Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia. “Sejam otimistas, acreditem no seu potencial. Estudem, pratiquem esporte e vocês serão vitoriosos na vida”, recomendou Caiado aos participantes.

Veja Também
Caiado homenageia atletas dos Jogos Paralímpicos de Tóquio e entrega uniformes a representantes do Estado em competição universitária

Os jogos, com quase 20 modalidades, começaram na quarta-feira (06/10) e seguem até 14 de outubro na categoria Infanto. Caiado destacou a organização do evento, “com todos protocolos sanitários rigorosamente colocados em prática”, dentro do que rege o Manual de Biossegurança do Desporto Educacional, aprovado pelo Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus.

O torneio reúne cerca de 2 mil alunos entre 12 e 14 anos, das redes pública e privada. Ana Luisa Freire dos Santos, 14 anos, ocupou o lugar mais alto do pódio ao lado das colegas da equipe de handebol. “É tudo incrível, maravilhoso. Treino há bastante tempo. Tive uma lesão no pé, depois torci o outro. Mas superei e vencemos”, contou a aluna do Educandário Nascentes do Araguaia, de Mineiros. A recompensa veio com a classificação para a etapa nacional. “Vamos para o Rio de Janeiro, estamos preparadas!”

Continua depois da Publicidade

Na disputa masculina, quem levou a melhor foi a equipe do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Maria Ribeiro, de Rio Verde. “Foi corrido, tivemos três semanas de treino, mas o time estava bom. Cada um deu seu máximo, e agora vamos para o Rio de Janeiro. Estamos animadíssimos”, contou o representante da turma, Filipe Gabriel da Silva Lima, de 14 anos.

Caiado elogiou a determinação de todos os alunos/atletas participantes, e demonstrou orgulho por ver que o Estado será bem representado no cenário nacional. “Goiás faz bonito pra valer em qualquer competição”, salientou. “Participem com espírito olímpico e sabendo que, se não foi possível, não é motivo de desânimo, pelo contrário. É motivo de determinação, para melhorar cada vez mais”, completou o governador.

Veja Também
Governo de Goiás atinge marca recorde de R$ 1,7 bilhão de investimentos em educação

Organizados anualmente desde 2011 pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os Jogos Estudantis do Estado de Goiás têm como objetivo fomentar a participação de jovens estudantes em atividades esportivas e identificar talentos já na fase escolar. “O esporte é instrumento de transformação social, e a educação é instrumento de transformar vidas. O senhor, Caiado, tem cuidado com muito carinho dos goianos”, afirmou a subsecretária de Governança Educacional, Selma Bastos, representante da secretária de Educação, Fátima Gavioli.

O deputado estadual Bruno Peixoto chamou a atenção para o diferencial da atual edição, cuja estrutura ganhou reforço. “Quando tinha jogos estudantis, o aluno precisava trazer colchão, roupa de cama, hospedagem de improviso. Agora estão em hotéis. Vocês merecem, Goiás é de vocês”, disse aos estudantes.

Os jogos contam com modalidades individuais e coletivas, como atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, parataekwondo, tênis de mesa, wrestling, xadrez, basquetebol, futsal, handebol, voleibol de praia e voleibol.

Além do Clube Sesi Antônio Ferreira Pacheco, também sedia a disputa o Centro de Excelência do Esporte Arquiteto Eurico Godoi, na capital, que é gerido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Neste ano não há presença de espectadores, devido à pandemia.

Após a conclusão das disputas no Infanto, serão realizadas as competições da categoria Juvenil, com estudantes entre 15 e 17 anos. A primeira fase, a intermunicipal, ocorre entre 05 e 07 de novembro. Em seguida, vem a etapa regional, entre 12 e 14 de novembro. Por fim, a estadual será organizada entre 08 e 14 de dezembro. Os atletas e equipes vencedoras dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás ganham a possibilidade de seleção para a etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) e também para os Jogos da Juventude.

Também participaram do evento os superintendentes da Secretaria de Estado da Educação, Ítalo Aguiar (Desporto Educacional, Arte e Educação), Cel. Mauro Ferreira Vilela (Segurança Escolar e Colégio Militar). Além deles, também o presidente da Federação do Desporto Educacional e vice-diretor dos Jogos Estudantis 2021, Marco Maia; a coordenadora Regional de Educação de Goiânia, professora Enicleia Morais; o chefe de gabinete do Governo de Goiás, Alex Godinho; o chefe de gabinete de gestão da Governadoria, Luiz Rates; o assessor Especial da Governadoria, José De Sousa Cunha; e o prefeito interino de São Simão, Fábio Capanema.

Foto: Junior Guimarães

Mais notícias dessa região acesse Imparcial Goiás

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

OUTRAS NOTÍCIAS