portal imparcial

Confira os órgãos estaduais que abrem e os que fecham nas semanas de Natal e de Ano Novo

Imagem destaque 01
COMPARTILHAR:

Detran-GO, Vapt vupt, Saneago, Procon e Hemocentro apresentam mudanças nos horários de funcionamento, neste fim de ano

O governador Ronaldo Caiado determinou ponto facultativo nos dias 24 de dezembro, que antecede o Natal, e 31, véspera de Réveillon. Em razão das celebrações de fim de ano, alguns serviços públicos de órgãos estaduais apresentarão mudanças na grade de funcionamento.

Veja também
Vacinação contra Covid-19 do Ministério da Saúde deve começar entre 10 e 20 de fevereiro, diz Caiado

Com a medida, as repartições públicas estaduais não funcionarão entre os dias 24 e 27 de dezembro e reabrem normalmente de 28 a 30 de dezembro. Após essa data, o expediente só retorna no dia 04 de janeiro de 2021.

As atividades essenciais de interesse público, indispensáveis à continuidade de serviços, como as unidades de saúde, de policiamento civil e militar, bombeiro militar, arrecadação e fiscalização, serão mantidas.

As unidades de Vapt Vupt localizadas na capital e no interior vão funcionar em horário especial nos dias 24 e 31 de dezembro. Ao todo, 58 agências da rede vão realizar atendimento das 8h às 13h (confira quais no final do texto). Nos dias 25 e 1º de janeiro, todas as unidades estarão fechadas. Nos sábados seguintes aos feriados, 26 de dezembro e 02 de janeiro, não haverá atendimento nas agências que funcionam durante os finais de semana: Goiânia e Aparecida de Goiânia. Reforça-se que todos os serviços do Vapt Vupt são agendados por meio do portal www.vaptvupt.go.gov.br.

Continua depois da Publicidade

 

Não haverá atendimento nos escritórios da Saneago nos dias 24, 25, 26, 27 e 31 de dezembro, bem como em 1º, 02 e 03 de janeiro. Equipes manterão as atividades de campo para garantir o abastecimento e a manutenção de água e a coleta e o tratamento de esgoto. O usuário pode buscar atendimento 24 horas durante o período de fim de ano na Central de Atendimento 0800 645 0115, no aplicativo Saneago e pelo site da companhia. Pelas redes sociais, o consumidor poderá fazer consultas e reclamações de falta de água e informar vazamento, enviando mensagens diretas pelo Facebook (facebook.com/saneagonarede), Twitter (@saneagonarede) e Instagram (@saneago).

As unidades do Detran-GO e do Procon-GO permanecerão fechadas em Goiânia nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Na segunda-feira (04/01), o atendimento será realizado normalmente dentro do horário habitual de cada unidade.

Saúde
O Governo de Goiás reforça o pedido de doação de sangue neste fim de ano. As unidades da Hemorrede Pública terão funcionamento especial em Goiânia e no interior. Nesta quinta-feira (24/12), haverá expediente no ambulatório e coleta do Hemocentro das 8h às 12h. Neste período, as doações de sangue serão realizadas normalmente. Os setores de Laboratório e de Distribuição de Hemocomponentes funcionarão normalmente, de forma ininterrupta. Os atendimentos vão ser retomados na segunda-feira (28/12). O mesmo ocorrerá na quinta-feira seguinte (31/12), tendo os atendimentos normais retomados na segunda-feira (04/01).

Veja também
Goiás terá aplicativo para agendar vacinação contra Covid-19

Os hospitais do Estado de Goiás vão funcionar em regime de plantão, neste feriado de Natal (24 e 25/12). A assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) será normal nos setores de urgência e emergência. Na área administrativa, o atendimento será feito em regime escalonado.

De acordo com a Secretaria de Saúde, estarão em funcionamento os setores de urgência e emergência do Hugol, Hugo, HDT, Materno-Infantil e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, localizados em Goiânia; Huapa, em Aparecida de Goiânia; Hurso, em Santa Helena de Goiás; Huana, em Anápolis; Hutrin, em Trindade; Heelj, em Pirenópolis; e Heja, em Jaraguá.

O HGG e o Crer manterão normalmente os procedimentos e o atendimento aos pacientes internados. O Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) retomará os serviços na segunda-feira (28/12), assim como o ambulatório de consultas e a farmácia ambulatorial do HDT.

Ainda em Goiânia, o Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) funcionará normalmente, para atendimento aos pacientes que residem no local, e o Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic) estará fechado durante todo o feriado. As atividades administrativas retornam na segunda-feira (28/12).

Os Hospitais de Campanha (HCamps), unidades de referência para assistência de casos confirmados e suspeitos de Covid-19 do Governo de Goiás, não sofrerão alterações no atendimento durante o feriado. Os HCamps de Goiânia, Luziânia, Formosa, Jataí, São Luís de Montes Belos, Itumbiara e Porangatu funcionarão todos os dias, sem interrupção da assistência.

Outros serviços da saúde

Central de Orientação sobre o coronavírus (Cori)
A Central de Orientação sobre o coronavírus (Cori) não funcionará durante o feriado e retornará os atendimentos na segunda-feira (28/12), das 7h às 19h, por meio do telefone 3201-9300 ou pelo chatbot Vitória, que utiliza inteligência artificial e está disponível no hotsite http://www.saude.go.gov.br/coronavirus.

Banco de Sangue do Hugol
Não fará captações nesta sexta-feira (25/12), retornando ao horário normal de funcionamento no sábado (26/12), das 7h às 12h.

Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo (Cemac) Juarez Barbosa
Não funcionará no feriado, retornando ao atendimento de rotina na segunda-feira (28/12).

Credeq Jamil Issy, em Aparecida de Goiânia
Não terá funcionamento administrativo e ambulatorial. O atendimento aos pacientes internados será realizado em regime de plantão.

Gerência de Transplantes de Goiás
Funcionará em regime de plantão para atender os casos de urgências para notificação, captação e distribuição de órgãos. O telefone de plantão para os profissionais de saúde acionarem a equipe de captação e viabilizarem a doação de órgãos é o 62 3201-6722.

Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO)
Funcionará normalmente para o recebimento de amostras de exames, especialmente para Covid-19.

Prevenção
O Governo de Goiás, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), divulgou uma lista com regras importantes a serem observadas durante as festividades de fim de ano. Dentre as recomendações está o uso de máscara, o distanciamento de dois metros, evitar aglomerações de qualquer tipo e compartilhamento de utensílios.

A publicação reforça que ao receber convidados, a pessoa estará exposta a diferentes níveis de contágio. Nesse caso, o ideal é que eles levem a própria comida e bebida.

Vale ressaltar que nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão do novo coronavírus. A forma mais segura de passar as festas de fim de ano é em casa e celebrar apenas com as pessoas que moram juntas.

Veja as agências do Vapt Vupt que vão funcionar nos dias 24 e 31 de dezembro em horário especial, das 8h às 13h

Goiânia
Praça Cívica, Campinas, Praça da Bíblia e shoppings Araguaia, Mangalô, Lozandes, Cidade Jardim, Passeio das Águas e Buena Vista

Aparecida de Goiânia
Garavelo, Shopping Buriti e Aparecida Shopping

Anápolis
Anápolis Sul e Anashopping

Trindade
Centro e Maysa

Luziânia
Centro e Jardim Ingá

Demais unidades do Interior
Águas Lindas, Campos Belos, Caldas Novas, Catalão, Ceres, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goianira, Goiatuba, Itaberaí, Itapuranga, Itapaci, Itumbiara, Iporá, Inhumas, Jataí, Jaraguá, Minaçú, Morrinhos, Mineiros, Palmeiras de Goiás, Planaltina, Porangatu, Posse, Pires do Rio, Piracanjuba, Pirenópolis, Quirinópolis, Santo Antônio do Descoberto, Santa Helena de Goiás, Rio Verde, Rubiataba, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás.

Mais notícias dessa região acesse Imparcial Goiás

Com informações da SECOM Goiás

OUTRAS NOTÍCIAS