Em São Paulo, governador de Goiás cobra atenção a pautas sociais e apresenta ações de sua gestão como modelo de políticas públicas eficazes.
Durante participação no Ciclo de Debates O Brasil na Visão das Lideranças Públicas, promovido pela Fundação Fernando Henrique Cardoso (FHC), nesta segunda-feira (6), em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, defendeu que o debate político nacional precisa ser recentrado nas demandas concretas da população. Segundo ele, temas como economia, segurança e geração de empregos têm sido deixados de lado nas discussões públicas.
Veja Também
HEF realiza mais de 900 cirurgias em apenas três meses
“As pessoas estão vendo os problemas econômicos e a violência crescerem pela ausência de um debate real sobre o Brasil e os temas que afetam diretamente o trabalhador”, afirmou Caiado ao público presente.
Durante sua apresentação, o governador destacou os avanços de sua gestão em Goiás e comparou os desafios nacionais com as soluções implementadas no estado. Entre os pontos ressaltados estão o equilíbrio fiscal, investimentos em segurança pública e o desempenho em educação.
Caiado mencionou a criação do Fundo de Estabilização Econômica, lançado em março, como exemplo de gestão responsável.
“Com recursos em caixa, conseguimos reservar 1,5% do orçamento estadual para garantir estabilidade. Governar exige responsabilidade com receitas e despesas”, pontuou.
No campo da segurança, o chefe do Executivo goiano citou a redução drástica nos índices de criminalidade, como assaltos a bancos e sequestros, e atribuiu o resultado a investimentos em inteligência e valorização das forças policiais. “Apostamos em segurança preventiva e integração entre os sistemas, não em centralização”, destacou.
Ao abordar o desenvolvimento econômico, Caiado defendeu o fortalecimento da inovação tecnológica como caminho para modernizar a gestão pública e setores estratégicos, como o agronegócio. Ele também criticou a falta de protagonismo do Brasil na transição energética, mesmo com um cenário favorável.
“Somos líderes globais na produção de grãos e proteínas, com capacidade única de garantir segurança alimentar, preservando nossos biomas. Ainda assim, estamos perdendo espaço na corrida por energias limpas, mesmo tendo condições de liderar esse movimento com fontes 100% renováveis”, lamentou.
O evento integrou a programação comemorativa dos 20 anos da Fundação FHC, que tem promovido encontros com figuras de destaque do cenário político nacional. Entre os convidados de edições anteriores estão nomes como Luís Roberto Barroso, ACM Neto, Gilberto Kassab e Eduardo Leite.
Na abertura do encontro, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer elogiou a trajetória de Caiado e sua atuação como gestor público.
“Caiado representa uma liderança com sensibilidade para os desafios da população e compromisso com a democracia. Sua experiência comprova que é possível transformar boas intenções em políticas públicas eficazes”, afirmou.
Mais notícias dessa região acesse Imparcial Goiás