A 27ª edição do Troféu Câmara Legislativa contará com mais concorrentes e seis dias de exibição no Cine Brasília, a partir de 15 de setembro. As inscrições já estão abertas.
A 27ª edição do Troféu Câmara Legislativa chega com novidades este ano: os filmes selecionados — entre longas e curtas produzidos no Distrito Federal — vão concorrer a um total de R$ 298 mil em prêmios. O valor representa um incremento de R$ 58 mil em relação à premiação anterior. Além disso, a mostra competitiva ganhará mais um dia de programação no Cine Brasília, que receberá as exibições de 15 a 19 de setembro.
Veja Também
GDF inaugura Centro de Referência da Mulher no Recanto das Emas
O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (6), durante coletiva de imprensa que marcou o lançamento do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Com início previsto para 12 de setembro, o festival reafirma seu papel como vitrine do audiovisual nacional, especialmente das produções locais. Os títulos do DF que disputarão o Troféu Câmara Legislativa serão exibidos dentro da Mostra Brasília, parte oficial da programação.
Representando o Comitê Gestor do Troféu, Claudinei Pirelli destacou a importância da parceria entre a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e a Secretaria de Cultura, que completa 29 anos. Segundo ele, o edital com todos os detalhes sobre a premiação específica para o audiovisual brasiliense será publicado nos próximos dias, mas as inscrições já estão abertas por meio do site oficial do festival.

Pirelli também comemorou a volta do festival ao mês de setembro, após edições realizadas em outros períodos. “O Festival de Brasília continua sendo a ponta de lança da cultura da cidade, projetando nossa produção para o Brasil e para o mundo”, afirmou. Ele também agradeceu à Secretaria de Cultura por manter o apoio à iniciativa.
O secretário de Cultura, Cláudio Abrantes, reforçou o compromisso com a valorização do cinema local e anunciou algumas novidades estruturais. Entre elas, está o lançamento de um concurso público para escolha do projeto do Anexo do Cine Brasília e a abertura de edital para aquisição de um projetor 4K para a Sala Vladimir Carvalho, considerada hoje o único cinema público em operação contínua no país. Segundo Abrantes, o conceito do festival se apoia em duas frentes: “continuidade e sustentabilidade”.
Também participaram da coletiva João Eduardo, representando o BRB — patrocinador master do festival —, e Sara Rocha, coordenadora geral do evento. Ela adiantou que, este ano, o festival terá mais dias de competição e um número maior de filmes. A programação oficial será divulgada no dia 20 de agosto, quando também serão conhecidos os títulos selecionados para o Troféu Câmara Legislativa.

Como se inscrever
Os interessados em participar da competição podem se inscrever por meio do formulário disponível na página do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Caso o filme tenha sido produzido no Distrito Federal e esteja de acordo com as regras da Mostra Brasília, o realizador deve escolher entre concorrer apenas na Mostra Brasília, somente na Mostra Competitiva Nacional ou em ambas.
Se a obra for selecionada para a Mostra Nacional, ela passará a disputar os tradicionais Troféus Candango, recebendo o cachê correspondente, e deixará automaticamente de concorrer aos prêmios do Troféu Câmara Legislativa.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília