portal imparcial

Plataforma de agendamento para 2° dose da vacina contra a Covid-19 já está ativa

Imagem destaque 01
COMPARTILHAR:

Quem vai se imunizar com a CoronaVac entre os dias 22 e 26 deste mês já pode agendar o local e data em um dos drive-thrus disponíveis

Com o objetivo de evitar filas e aglomerações e proporcionar maior comodidade aos usuários, a Secretaria de Saúde (SES) lançou, nesta quinta-feira (18), o agendamento da segunda dose da vacina contra a Covid-19. O procedimento poderá ser feito pela internet, na página de vacinação da SES.

Veja também
DF ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de vacinação

“O usuário poderá escolher a data e o local de vacinação”, explica o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. “Nesse primeiro momento, serão disponibilizadas 18.900 vagas para a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac que estão agendadas no cartão de vacina entre os dias 22 e 26 de fevereiro. A aplicação será nos drive-thrus.”

No sistema, a pessoa deve preencher alguns dados, como nome completo, data de nascimento, CPF e o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), além da data da primeira dose e a identificação do laboratório fabricante.

Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti, o secretário destacou que o Distrito Federal começou a aplicar a segunda dose da vacina CoronaVac no último dia 8 e que as vacinas para a segunda dose foram guardadas a fim de assegurar a imunização de todos. “É de extrema importância agendar a segunda dose da vacina, pois só a primeira dose não garante a imunização completa”, reforça o secretárioadjunto de Assistência, Petrus Sanchez. “É necessário tomar a vacina no período correto”.

Plataforma

“Além de evitar o desconforto e a espera de horas, o usuário poderá agendar sua vacina mais perto de casa, na região de saúde que considerar mais cômoda”, explica a subsecretária de Planejamento em Saúde, Christiane Braga. “Em contrapartida, isso vai ajudar na logística, na organização da entrega das doses e na agilidade das aplicações, sem aglomerações.”

Continua depois da Publicidade

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, as 162.560 doses recebidas da CoronaVac foram divididas em primeira e segunda doses. A dose 2 deve ser aplicada em intervalo de 14 a 28 dias. Já a vacina Oxford/AstraZeneca tem intervalo maior, de até 90 dias – por isso, ainda não há um agendamento disponível.

O objetivo da SES é, futuramente, abrir o agendamento para todas as etapas da vacina, de acordo com a chegada de novas doses ao Distrito Federal. O DF já recebeu três remessas da vacina CoronaVac, totalizando 162.560 doses. Também foram recebidas 41,5 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Cerca de 5% dessas dosagens são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas.

Público-alvo

  • O público da vacina contra Covid-19 foi ampliado com a entrada dos idosos acima de 79 anos. Além desses, a ampliação abrange os seguintes casos:
  • Todos os profissionais da ativa na rede pública de saúde, em todos os níveis de atenção à saúde;
  • Na rede privada, profissionais que atuam na atenção hospitalar;
  • Idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência que vivem em unidades de acolhimento, bem como os cuidadores que atuam nessas instituições;
  • Povos indígenas que vivem em terras demarcadas;
  • Pacientes internados em casa (home care), assistidos com suporte de ventilação mecânica, e pacientes internados no Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (AD2 e AD3 – internados em casa e acompanhados pelas equipes do Nrad da SES);
  • Trabalhadores dos serviços de Atenção Pré-Hospitalar (APH): resgatistas do Corpo de Bombeiros Militar e outras instituições privadas que prestam esse atendimento específico.

    Mais notícias dessa região acesse Imparcial Brasília

    * Com informações da SES

OUTRAS NOTÍCIAS