portal imparcial

Mais de 500 pacientes já receberam alta nos hospitais de campanha

Imagem destaque 02
COMPARTILHAR:

Equipe da unidade de Ceilândia comemorou a vitória contra a covid na tarde desta terça-feira (6)

Já são 500 histórias de superação e vitória sobre o novo coronavírus celebradas nos hospitais de campanha do Autódromo, Gama e Ceilândia (Escola Parque Anísio Teixeira). A de número 500 ocorreu na tarde desta terça-feira (6), em Ceilândia, quando Sthefane Costa Almeida, de 27 anos, pôde reencontrar a família e voltar ao aconchego do lar. A saída foi marcada pela comemoração dos familiares e da equipe do hospital e pela emoção da paciente.

Veja também
Caem internações de idosos em UTIs da rede pública de saúde no DF

Balões soltos ao céu e chuva de papel picado celebraram o momento. “Eu me curei da covid graças ao excelente atendimento que recebi aqui. Todos os profissionais que estavam ali fizeram todo o possível por mim e por quem está internado. Os dias longe de casa foram difíceis, principalmente por conta da minha filha, mas eu consegui e venci”, relata Sthefane.

O médico Bruno Graciano, que atua na Unidade de Cuidados Intermediários e cuida dos pacientes mais graves, explica que recebeu a paciente depois que ela teve uma crise de ansiedade e precisou ser intubada para conforto respiratório. Ele relata que a evolução da paciente foi considerada boa ao passar das horas.

Continua depois da Publicidade

“Sou muito grato a Deus e a toda equipe por poder devolvê-la à família com vida, por poder ter feito parte desse processo. São momentos iguais a este, com muito amor, com muita alegria, com muitas lágrimas de felicidade, ver o abraço fraternal de mãe e de filha, que nos movem”, declara.

Internação

Sthefane deu entrada inicialmente no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), no dia 14 de junho, dez dias após perceber os primeiros sintomas. Ao ser acolhida no HRC, fez o teste de RT-PCR e o resultado deu positivo para covid-19. Ela então foi direcionada pela regulação para o Hospital de Campanha da cidade, onde permaneceu internada até a tarde desta terça-feira.

O quadro geral era considerado grave, pois estava com quase 80% dos pulmões comprometidos. Foi preciso intubar a paciente por duas vezes, sendo que na primeira vez, quando Sthefane chegou ao quadro mais crítico, a saturação chegou a 82%, quando o normal é 98%.

Internada no Hospital de Campanha, a paciente seguiu com o tratamento definido pela equipe multiprofissional e se recuperou no decorrer dos dias.

Atendimento multidisciplinar

Os hospitais de campanha do Autódromo, Gama e Ceilândia (Escola Parque Anísio Teixeira) somam, até a data de hoje, 1.007 atendimentos contra a covid-19. No total já foram 506 altas.

Os atendimentos abrangem as seguintes frentes: odontologia, fisioterapia, terapias ocupacional e psicossocial, nutrição e fonoaudiologia. A taxa de ocupação dos leitos, nesta terça-feira, está em 41%.

Mais notícias dessa região acesse Imparcial Brasília

Com informações da Secretaria de Saúde

OUTRAS NOTÍCIAS