portal imparcial

Calçadas do Lago Veredinha em Brazlândia serão recuperadas

Imagem destaque 1
COMPARTILHAR:

Governador em exercício, Paco Britto, anuncia o início do processo de tombamento do local como patrimônio cultural

O Governo do Distrito Federal vai atender a demanda da população e manter as pedras portuguesas no calçamento que contorna o Lago Veredinhas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13) pelo governador em exercício, Paco Britto, que esteve no final da tarde desta terça-feira (13) em Brazlândia.

Veja também
Escola Técnica de Brazlândia vai abrir 310 vagas gratuitas

A visita à cidade, em companhia do secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, atendeu a um pedido de moradores e comerciantes que se preocuparam com a obra de recuperação da orla do Lago Veredinha, executada pela administração regional.

“Por determinação do governador Ibaneis Rocha, já foi providenciado o documento para o órgão que vai analisar o tombamento de toda a calçada”Paco Britto, governador em exercícioPara alguns moradores, é fundamental a preservação das pedras originais do calçamento construído na década de 1990, cujo projeto é de autoria do artista plástico piauiense Francisco Galeno. Desde a inauguração, a calçada portuguesa nunca havia passado por um processo de manutenção. A gestão atual teve a iniciativa para dar mais mobilidade e segurança ao caminho.

Continua depois da publicidade 

Acompanhado ainda do administrador de Brazlândia, Jesiel Costa Rosa, o governador em exercício falou com  o filho de Francisco, João Galeno, que estava no local. “Por determinação do governador Ibaneis Rocha, já foi providenciado o documento para o órgão que vai analisar o tombamento de toda a calçada”, anunciou, referindo-se ao processo de reconhecimento público de patrimônio cultural da cidade.

Representando os comerciantes locais, João Marques, 50 anos, que atua na região há duas décadas, compareceu à visita e saiu do local satisfeito com o posicionamento dos gestores. “O governo [Ibaneis Rocha] está trabalhando, ao contrário de outros. Veio aqui para resolver o problema”, finalizou.

Origem das pedras

As pedras portuguesas utilizadas nas calçadas foram um presente de Francisco Galeno, que passou grande parte de sua vida em Brasília e teve obras expostas no exterior, em países como os Estados Unidos e Suíça.

Nascido em Brazlândia há 31 anos, João Galeno ficou satisfeito com a iniciativa do governador Paco e do secretário. Fez questão de frisar que levará “essa atitude positiva” a seu pai. “É um processo inicial. Tem que ter um começo, pois não é uma questão de apenas estalar os dedos”, constatou.

Tombamento entra em pauta

O secretário de Cultura e Economia Criativa afirmou ainda que nem todas pedras portuguesas serão recuperadas e que o calçadão será totalmente reconstruído, uma vez que há rachaduras e desnivelamentos que poderiam causar acidentes aos transeuntes. “A recuperação estava relegada a segundo plano”, observou.

Seguindo os trâmites, o processo de tombamento será apresentado como pauta na próxima reunião do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Condepac), no dia 21 deste mês, para apreciação dos conselheiros e posterior processo de tombamento das calçadas da orla do Lago Veredinha.

Mais notícias dessa região acesse Imparcial Brasília

Com informações da Agência Brasília

OUTRAS NOTÍCIAS