Brasília é homenageada em exposição na França pelos seus 65 anos

1_maquele_exposicao-401657
COMPARTILHAR:

Mostra em Marselha vai até 25 de maio e tem apoio da Secretaria de Cultura do DF

No ano em que completa 65 anos, a capital brasileira chega a Marselha, na França, com a exposição Brasília – Da Utopia à Capital como parte das comemorações oficiais pelo aniversário da cidade e do Ano do Brasil na França.

Já exibida em cidades como Madrid, Berlim, Moscou, Lisboa e Roma, a mostra destaca os personagens e os ideais que moldaram Brasília, ressaltando sua importância como símbolo do modernismo brasileiro, e fica em cartaz até o dia 25 de maio.

A montagem reúne cerca de 300 peças, incluindo maquetes de prédios icônicos de Niemeyer, desenhos do plano urbanístico de Lucio Costa, esculturas, desenhos e fotografias raras, além de obras contemporâneas inspiradas na capital.

A exposição, que é um fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), ocorre na Cité Radieuse – edifício projetado pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier, cuja obra influenciou os criadores da capital brasileira, Lucio Costa e Oscar Niemeyer.

O subsecretário de Patrimônio Cultural da Secec, Felipe Ramón, esteve no evento representando o Governo do Distrito Federal (GDF). “É uma exposição que divulga Brasília para o mundo”, disse. O subsecretário também foi recebido por uma equipe do Ministério da Cultura francesa para acompanhar os processos de restauro da Catedral de Notre-Dame, na qual os responsáveis fizeram uma apresentação do que foi feito e de como andam os trabalhos na secular igreja.

Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília

*Com informações da Secec-DF

OUTRAS NOTÍCIAS