Com programas gratuitos, renovação da frota e investimentos em energia limpa, GDF transforma Brasília em modelo nacional de mobilidade urbana.
Em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (27), no Setor de Clubes Esportivos Sul, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou da apresentação da nova diretoria da Associação Nacional de Empresas de Transporte Urbano (NTU) e destacou os avanços de Brasília na área de mobilidade urbana. O evento reuniu empresários, parlamentares e especialistas do setor e reforçou a posição da capital federal como referência nacional em políticas de transporte público acessível e sustentável.
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Durante seu discurso, o governador enfatizou programas como o Passe Livre Estudantil, a gratuidade para pessoas com deficiência e o recém-criado “Vai de Graça”, que permite à população utilizar ônibus e metrô gratuitamente aos domingos e feriados. “Isso tem um custo para o Estado, sem dúvida nenhuma, mas o que mais importa é a qualidade. E nós temos hoje, graças ao trabalho conjunto com as empresas, a maior frota de ônibus novos do Brasil. Brasília está na vanguarda”, afirmou Ibaneis.
Lançado oficialmente em março de 2025, o Vai de Graça começou a operar durante o Carnaval e, desde abril, funciona de forma permanente em todos os domingos e feriados. A proposta visa incentivar o comércio, o turismo local e ampliar o acesso da população a atividades de lazer. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob-DF), o programa representa um investimento anual de R$ 30 milhões em subsídios.
Frota renovada e investimentos em sustentabilidade
Dados do Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte (MDT) apontam que o Distrito Federal possui hoje a frota de ônibus mais nova entre as 12 capitais analisadas. Com idade média de apenas 2,16 anos, os 2.967 veículos em operação transportam diariamente cerca de 1,1 milhão de passageiros. Em dezembro de 2024, o GDF entregou 90 novos ônibus da Volvo, e a previsão é adquirir pelo menos mais 200 unidades até o final de 2026, sendo metade ainda neste ano.
Outro destaque do plano de mobilidade apresentado pelo governador é o projeto de eletrificação total da frota, previsto para começar em novembro de 2025. A iniciativa inclui a instalação de 130 eletropostos em pontos estratégicos do DF e o desenvolvimento de estudos em parceria com a Neoenergia para o uso de hidrogênio verde. O objetivo é reduzir drasticamente a emissão de gases poluentes e consolidar Brasília como um polo de inovação em soluções energéticas sustentáveis.
Desafios e próximos passos
Apesar dos avanços, especialistas alertam para desafios ainda em curso, como a necessidade de ampliar a malha de faixas exclusivas em regiões com alta demanda e fortalecer a integração entre diferentes modais de transporte. De acordo com o secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves, obras para novas faixas exclusivas na região norte estão em andamento e devem ser concluídas até o fim de 2025.
“Estamos reestruturando os contratos de manutenção e priorizando investimentos onde a população mais precisa. Queremos um sistema eficiente, moderno e que atenda a todos”, disse o secretário.
Com uma combinação de renovação da frota, políticas de acesso gratuito e projetos de sustentabilidade, Brasília se posiciona como uma das capitais mais avançadas em mobilidade urbana do país — e com planos ambiciosos para o futuro.