Polícia Federal deflagra a 14ª fase da Operação Lesa Pátria para investigar invasões em prédios públicos

9ddee34e-0cad-4b16-8ac3-69deade7f635
COMPARTILHAR:

Ação tem como foco identificar envolvidos nas invasões do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF ocorridas em 8/1, em Brasília/DF, e cumprir 10 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão.

Nesta quinta-feira, 17 de agosto, a Polícia Federal iniciou a 14ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar indivíduos que incitaram, participaram e promoveram os eventos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília/DF. Na ocasião, os edifícios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal foram invadidos por pessoas que causaram atos de violência e danos generalizados às instalações móveis e objetos dessas instituições.

Veja também
Hacker alega que Bolsonaro pediu a ele que fraudasse urna para questionar sistema eleitoral

O aperfeiçoamento da operação envolve a execução de 10 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal. As ações estão sendo realizadas em diferentes estados do país: Bahia, Goiás, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.

As suspeitas subjacentes aos eventos sob investigação correspondiam, em teoria, a crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e motivação de bens especialmente protegidos e protegidos da lei de terrorismo.

A 14ª fase tem como alvo indivíduos suspeitos de terem fomentado o movimento violento denominado internamente como “Festa da Selma”, que na realidade era um codinome prévio utilizado para se referir às invasões. O termo “Festa da Selma” foi empregado para convidar e coordenar o transporte para as invasões, além de compartilhar coordenadas e instruções descritas para a incursão aos prédios públicos. As mensagens também recomendavam evitar levar idosos e crianças, preparar-se para confrontos com a polícia e defender termos como guerra, ocupação do Congresso e destruição do governo orgânico.

Como estão em andamento constante, e a Operação Lesa Pátria adquire caráter permanente, com atualizações regulares sobre o número de mandados julgados cumpridos, pessoas detidas e indivíduos que permanecem foragidos.

Distribuição dos mandados de prisão preventiva: Distrito Federal (2), Goiás (2), Paraíba (1), Paraná (2), Santa Catarina (3) Distribuição dos mandados de busca e apreensão: Bahia (1), Distrito Federal (2), Goiás (2), Paraíba (2), Paraná (2), Santa Catarina (7)

Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasil

 

OUTRAS NOTÍCIAS