Mais de 12,5 milhões de pessoas sofrem com seca severa em capitais como Palmas, Brasília e Belo Horizonte
Em 75 cidades brasileiras, a população enfrenta uma seca que já ultrapassa 100 dias, afetando mais de 12,5 milhões de pessoas. Capitais como Palmas, Cuiabá, Brasília e Goiânia estão entre as regiões mais impactadas. Em Belo Horizonte, por exemplo, não chove há 138 dias, um cenário que não era visto há 60 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Veja também
Governo fornecerá gás de cozinha para 20 milhões de famílias
A estiagem prolongada tem agravado a qualidade do ar, que já alcançou o nível “muito ruim” na capital mineira, conforme avaliação do Ministério do Meio Ambiente. A poluição urbana, somada à fumaça das queimadas, está intensificando a névoa sobre a cidade. O resultado são condições atmosféricas cada vez mais prejudiciais à saúde.
Nos últimos dois dias, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou mais de 500 novos focos de incêndio em Minas Gerais, intensificando ainda mais os problemas causados pela seca. A maioria das cidades afetadas pela estiagem está localizada em Goiás e Minas Gerais, regiões que sofrem com as consequências ambientais e sociais dessa grave seca.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasil