Emirados Árabes entram na lista de países que restringem frango do Brasil após caso de gripe aviária

Gripe-Aviaria
COMPARTILHAR:

Brasil já enfrenta embargos de mais de 30 países; restrições variam entre nível nacional, estadual e municipal

O Ministério da Agricultura atualizou nesta quinta-feira (22) a lista de países que impuseram restrições à carne de frango brasileira após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, registrada no último dia 15 em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Veja também
Brasil registra novas suspeitas de gripe aviária em Santa Catarina e Tocantins

A principal novidade é a inclusão dos Emirados Árabes Unidos — segundo maior destino da carne de frango brasileira — entre os países que impuseram restrições. No caso deles, o embargo é específico para produtos oriundos do município de Montenegro, onde a contaminação foi detectada. Segundo o governo, a restrição não deve causar impacto comercial imediato, pois a cidade não possui empresas exportadoras.

Além disso, a União Eurasiática, que anteriormente havia bloqueado as importações de frango de todo o Brasil, agora limita a restrição apenas ao estado do Rio Grande do Sul. Já a Arábia Saudita, que antes impunha restrições apenas a Montenegro, ampliou o embargo para todo o território gaúcho.

Atualmente, o Brasil — maior exportador de carne de frango do mundo — enfrenta restrições impostas por mais de 30 países ou blocos. As proibições são preventivas e têm como objetivo evitar a entrada do vírus em granjas estrangeiras. Segundo as autoridades sanitárias, não há risco para o consumo de carne de frango ou ovos.

A granja afetada já passou por processo completo de desinfecção, finalizado na quarta-feira (21). A partir de agora, o Brasil precisa passar 28 dias sem novos registros da doença para poder se declarar livre da gripe aviária. Mesmo assim, o retorno imediato das exportações não é garantido. “Muitos países ainda vão questionar, pedir informações, e isso é normal”, afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Veja a seguir os países e blocos com restrições à carne de frango do Brasil:

Restrições à carne de frango de todo o Brasil:
África do Sul, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Filipinas, Iraque, Jordânia, Malásia, Marrocos, México, Paquistão, Peru, República Dominicana, Sri Lanka, Timor-Leste, União Europeia, Uruguai.

Restrições ao frango do Rio Grande do Sul:
Bahrein, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Cuba, Macedônia, Montenegro, Reino Unido, Tajiquistão, Ucrânia, União Eurasiática (exceto Cazaquistão), Arábia Saudita.

Restrições localizadas (Montenegro-RS):
Emirados Árabes Unidos, Japão.

Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS