portal imparcial

Brasil passa por ‘problema de inflação’, diz Bolsonaro

imagem destaque 1
COMPARTILHAR:

Presidente participou nesta sexta-feira (18) de entrega de títulos de propriedade rural no Pará

Em discurso nesta sexta-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o Brasil passa por um “problema de inflação”. A declaração ocorreu durante evento de entrega de títulos de propriedade rural em Marabá, no Pará.

Veja também
CPI da Pandemia divulga lista de investigados

“Temos problema no momento? Sim. Temos. Temos um problema de inflação? Temos, mas se o homem do campo não tivesse trabalhado, não teríamos inflação, mas desabastecimento, que é muito pior”, disse Bolsonaro.

O presidente participou da entrega acompanhado da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, do advogado da Advocacia da União (AGU) André Mendonça e do pastor Silas Malafaia, além de parlamentares de São Paulo e Rio de Janeiro.

Na quarta-feira (16), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aumentou em 0,75 ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic. A decisão foi unânime. A taxa passou de 3,5% ao ano para 4,25% a.a. Essa foi a terceira alta consecutiva desde o início do movimento de alta dos juros, em março.

Continua depois da publicidade 

Em comunicado, a autoridade monetária ressaltou que espera um ajuste de mesma magnitude na próxima reunião, no entanto, se o cenário inflacionário piorar, poderá anunciar um aumento maior.

O mercado já prevê uma inflação de 5,82% para 2021. A meta do BC para este ano é de 3,75%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) poderia oscilar entre 2,25% e 5,25%.

Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Política

Com informações da CNN Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS