portal imparcial

,

Em 1 minuto tudo pode mudar no cenário político em Águas Lindas de Goiás

lucas e tullio
COMPARTILHAR:

Olá leitores.

Como escrevi em outras matérias, essas eleições será uma das mais importantes da história do entorno do Distrito Federal, região com aproximadamente 1.200.000,00 (Um Milhão Duzentos Mil habitantes) com quase 1 milhão de eleitores, com certeza um dos colégios eleitorais mais importantes do Estado de Goiás.

Fato é, que cada município tem a sua realidade e ela é única, mas hoje escreverei sobre Águas Lindas de Goiás, município há 50 km de Brasília, cidade com uma história nova, porém bastante marcante, Águas Lindas, já esteve no ranking das cidades mais perigosas do mundo, entre as que mais cresceram na America Latina e hoje é uma das que mais crescem no estado goiano.

A corrida para o Palácio das Águas poderá ficar para história nessas eleições, pela primeira vez poderá ter apenas dois candidatos na disputa, dois grupos nessa corrida. Algo que agrada há muitos, porém de certa forma é preocupante em um processo eleitoral, pois uma disputa com apenas dois candidatos sem uma terceira via, priva o eleitorado de uma visão mais critica das opções, podendo assim aumentar os números de indecisos e ocasionar em uma grade quantidade de votos nulos e brancos ou até uma baixa no número de votantes.

Mas vamos ao cenário, a pergunta é simples:
Águas Lindas terá uma corrida eleitoral ao Palácio das Águas com apenas dois grupos políticos?

E olha que a corrida começou com muitos nomes, teve candidatos que afirmaram que não iria de forma nenhuma fazer nenhuma composição, teve os que disseram que eram renovação, que não comporiam com a velha política e acreditem, teve até candidato que afirmou, reafirmou em alta voz nos quatro cantos da cidade, que se não fosse candidato a prefeito não seria candidato a nada. De quase 10 nomes na corrida para a Prefeitura Municipal de Águas Lindas, nesse momento na reta final do registro de candidaturas, aparentemente ficou apenas dois nomes, aliás os mais fortes nessa corrida, e quando digo aparentemente é por que até o dia 25 tudo pode mudar.

 

Dr. Lucas da Santa Monica. Foto redes sociais

Vamos ao cenário atual, de um lado temos o grupo do Dr. Lucas da Santa Mônica (Podemos), nome que tem se destacado e crescido nas últimas pesquisas. Dr. Lucas chamado por muitos como o Médico Amado, vem conquistado o carisma e confiança da população durante os últimos anos, grupo que em seu inicio tinha como tripé, o Podemos, MDB e Solidariedade, na reta final das convenções conquistou grandes aliados, nomes fortes nessa composição, PTC,  PSDB, Republicanos, PL, PT do B e PSL.

Nomes experientes, como o do tucano, Anderson Teodoro conhecido pelo seu poder de articulação, Everaldo Veículos, presidente da Câmara Municipal, dos republicanos Pr. Jorge que é o vice na chapa em uma mudança história na qual trouxe o Republicanos com outro pré-candidato a prefeito Rogemberg Barbosa, Geraldo Messias (PL) ex-prefeito, entre outras fortes lideranças.

Dr. Lucas da Santa Mônica enfrentará nesse pleito um grande desafio, enfrentar as duas maquinas públicas, a municipal e estadual. É!!! Não será uma batalha fácil.

Do outro lado temos o grupo de Marco Túllio (DEM), nome que vem ascendente nos últimos pleitos de 2016 e 2018, o democrata que é conhecido como o incansável, traz em sua característica eleitoral, algo que herdou em sua caminhada política no PT, a política do corpo a corpo, da conversa frente a frente com o eleitor. O candidato da base do governo estadual e agora também do municipal, (mas calma que nas próximas linhas falarei sobre isso), vem liderando as pesquisas, porém com pouca vantagem sobre o seu principal adversário Dr. Lucas da Santa Mônica, que em alguns cenários aparecem empatados tecnicamente, é caros leitores será uma disputa acirrada.

Túllio. Foto redes sociais

Continuando…. Túllio, em toda sua jornada política em Águas Lindas, teve como pilar principal em seu discurso a

renovação e que de forma nenhuma andaria ao lado da velha política, dos corruptos como enfatizava em seus discursos, e quando falava isso, se referia diretamente ao governo municipal na pessoa do atual prefeito Hildo do Candango e seu grupo. Algo que parece que mudou em um passe de mágica em menos de 24 horas, pois nesse exato momento que escrevo essa matéria, o PTB, partido do prefeito Hildo do Candango, base do governo municipal, trouxe o sargento Godoy para o grupo, que antes era pré-candidato a prefeito pelo PP e agora é oficialmente candidato a vice-prefeito pelo PTB, na chapa do democrata Túllio.

Decisão que não agradou há muitos e praticamente rachou ao meio o PTB, grupo consolidado no município que na opinião desse humilde jornalista poderia ter emplacado a candidatura do fiel escudeiro Luiz Alberto Jiribita em uma chapara única, e tenha certeza, não seria fácil derrotá-los. Porém como disse, foi uma decisão que não agradou a muitos, que está aparentando ser apenas uma estratégia para outro cenário político, o de 2022, já que o grande líder e representante do partido, Hildo do Candango, caminhara para o congresso nacional, e claro, que é melhor garantir um apoio da base Caiadista do que ficar na neutralidade. Resta saber, se foi uma boa estratégia, ou um Déjà-vu de 2018, onde em uma decisão errada na analise de muitos, Hildo perde uma cadeira na ALEGO, quando decide abrir mão da candidatura da primeira dama Aleandra Souza para apoiar o candidato tucano Marconi Perillo no naufrágio histórico da Onda Azul.

Outro grande obstáculo do democrata Túllio é a sua situação judicial política, já que o mesmo terá que registrar a sua candidatura Sub Judice, ou seja, se não houver uma decisão do ministro Barroso até o momento da votação, Túllio pode registrar a candidatura, concorrer, ganhar e até assumir, porém, mesmo depois do final das eleições, se a decisão superior for contrária, o democrata terá que deixar o Palácio das Águas e nesse caso, seria realizada novas eleições suplementares, situação que não seria boa de forma nenhuma para o município.

O grupo do democratas liderado por Marco Túllio está escalado com os seguintes nomes; Democratas, PTB, PDT, PSC, Pros e Avante.

Temos outro grupo que até o momento segue em sua candidatura solo, o PRTB que lançou o Subtenente Castro Castro, porém segundo especialistas, até o dia 25, o PRTB poderá caminhar com o grupo do Túllio ou do DR. Lucas.

Como escrevi no título dessa matéria, ”Em 1 minuto tudo pode mudar no cenário político Águas Lindas de Goiás”. Até o dia 25 muitas águas podem rolar, fato é, que essa será uma das Eleições mais importantes da história do município.

Analise o histórico dos seus candidatos eleitos nas últimas eleições municipais, se os mesmos realmente trabalharam em prol da sua cidade. Estude a vida pública, familiar e social dos pretensos candidatos, não venda seu voto, não troque o futuro da sua cidade, de sua família por um momento efêmero.

VOTE CERTO! VOTE CONSCIENTE!

Marcos Alexandre

 

 

 

Nota:

O conteúdo publicado nessa coluna é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a posição do Portal Imparcial.

OUTRAS NOTÍCIAS