portal imparcial

Gen. Paulo Chagas – A TV Brasil não pode ser usada como órgão de um novo DIP!

getulio-vargas-biografia-e-vida-politica-do-ex-presidente-2
COMPARTILHAR:

Caros amigos

O populismo e o culto à personalidade foram instrumentos da implantação e da manutenção das ditaduras de Juan Domingos Peron, na Argentina, e de Getúlio Vargas, no Brasil.

Usados para fanatizar seus seguidores e construir imagens messiânicas, o emprego desses instrumentos deu liberdade aos ditadores para agir de acordo com os seus interesses e ambições pessoais, implementando projetos de poder que não se subordinavam aos princípios da democracia.

A simples observação do desempenho do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), destinado a enaltecer, durante o Estado Novo, a imagem do “líder” Getúlio Vargas como o “pai dos pobres”, permitirá concluir sobre a capacidade de influição destes instrumentos, cujos reflexos podem ser sentidos até os dias de hoje.
É importante também atentar para o fato de que, na vigência da democracia, a política deve organizar-se em torno de projetos de governo e não de pessoas.

Um passeio superficial pela história nos permite ver que quando, por acomodação das massas, a pessoa e os interesses do líder passam a se sobrepor às propostas e aos projetos que o elegeram, fazendo destes não mais do que figuras de retórica, a democracia se fragiliza e, mais cedo ou mais tarde, pode vir a ceder lugar a regimes totalitários.
Se o povo entrega o poder a um líder e não à proposta representada por ele, o eleito poderá fazer o que quiser e o povo ficará à sua mercê.

Se, por outro lado, o eleito representa uma proposta ou um conjunto de ações e não ele próprio e suas ambições, esta pessoa tem um compromisso com a nação e limites a serem respeitados.

Para que haja democracia, os ideais têm que ser mais importantes e mais fortes do que os líderes!

A TV Brasil e a Empresa Brasil de Comunicação foram criadas durante os governos de Lula da Silva, no contexto do seu projeto de poder total, sob orientação do Foro de São Paulo, visando os mesmos objetivos do abjeto DIP do ditador Vargas!

Nós, brasileiros, precisamos estar atentos, para não permitir que a história se repita na forma dos erros que já cometemos, porquanto de antemão sabemos que “nenhuma ditadura serve para o Brasil”!

Gen Paulo Chagas

 

Nota:

O conteúdo publicado nessa coluna é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a posição do Portal Imparcial.

OUTRAS NOTÍCIAS