portal imparcial

Gen Paulo Chagas – A rigidez do caráter

falta-de-caráter
COMPARTILHAR:

Caros amigos

O caráter de um homem, em princípio, é genético, está no sangue, é herança de família, seja ele bom ou mau, forte ou fraco.

Ao longo da vida ele é complementado e consolidado pela educação, pela cultura e por experiências e conhecimentos que interagem e reagem com as características da personalidade, trazidas no DNA.


Mesmo assim, as transformações do caráter dificilmente serão capazes de alterar a essência da personalidade, porque qualquer mutação para melhor ou para pior só será efetiva se houver, de fato, a vontade de mudar.


Na maior parte das vezes em que um “mau caráter” se apresenta em “nova roupagem”, ele o faz para esconder a verdadeira imagem da sua personalidade. É mudança circunstancial, oportunista e enganadora que, mais cedo ou mais tarde, após a conquista dos seus objetivos, desaparecerá, fazendo-o retornar ao comportamento habitual.


Forçar a mudança do caráter de uma pessoa é tarefa de resultados quase impossíveis, assim como o desapontamento e a decepção são os resultados mais prováveis do crédito dado, a priori, a uma mudança espontânea.


É sempre prudente, portanto, estar prevenido e por em dúvida a sinceridade das mudanças repentinas de atitudes e de valores das pessoas que nos cercam e que têm poder de influência sobre nossas vidas. Mais cedo ou mais tarde seremos traídos na confiança que lhes emprestamos.

Estas assertivas são fruto de observação pessoal ao longo de mais de meio século de vida profissional, lidando com pessoas tão diferentes quanto as suas personalidades – em sua imensa maioria de bons caráteres – o que fez com que as decepções fossem ressaltadas e, com elas, a possibilidade de aprender e de tirar conclusões que, embora simples e superficiais, permitem estabelecer um padrão geral para o comportamento e para a sina de um mau caráter.

Que cada um vista esta carapuça nas cabeças em que julgar que ela caiba, se é que podem ou querem, aí incluída a minha…

Gen Paulo Chagas

Nota:

O conteúdo publicado nessa coluna é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a posição do Portal Imparcial.

OUTRAS NOTÍCIAS