China bloqueia carne brasileira após detecção de gripe aviária em granja

bandeira-brasil-china-dividida
COMPARTILHAR:

Suspensão é nacional e segue protocolo sanitário chinês; governo brasileiro tenta reverter medida

A China suspendeu temporariamente a importação de carnes brasileiras após o registro do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (16) pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. O foco da doença foi identificado em uma propriedade de produção de ovos férteis no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Veja também
Brasil registra primeiro caso de gripe aviária em granja comercial

Com a detecção, o governo federal decretou estado de emergência zoossanitária na região por 60 dias. Apesar da suspensão imposta pelo governo chinês, Fávaro demonstrou otimismo. “A gente vinha em tratativas com o órgão oficial sanitário chinês para revisão do protocolo, como conseguimos com os Emirados Árabes, Reino Unido e Japão”, afirmou.

A expectativa do governo brasileiro era de que, em caso de surto, as restrições comerciais fossem limitadas a um raio de 10 quilômetros ao redor do foco. No entanto, a China mantém um protocolo mais rigoroso e determinou a suspensão das compras de todo o território nacional.

Segundo o ministro, o foco da doença tem duração estimada de 28 dias. Ele informou ainda que todas as aves com risco de contaminação foram eliminadas e que o rastreamento dos animais e ovos da mesma granja está em andamento.

O Ministério da Agricultura trabalha para reverter a suspensão o mais rápido possível e minimizar os impactos sobre as exportações brasileiras.

Mais sobre Notícia Internacional acesse Imparcial internacional

Com informações do R7

OUTRAS NOTÍCIAS