Fenômeno chamou atenção de moradores no DF, Minas Gerais e Bahia; astrônomos explicam que reentrada de detrito espacial é a hipótese mais provável
Uma luz intensa, semelhante a uma “bola de fogo”, cruzou o céu de diversas cidades brasileiras no fim da tarde desta quarta-feira (14) e surpreendeu moradores do Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia e outros estados.
Veja:
Segundo especialistas, a principal hipótese é que o fenômeno tenha sido causado pela reentrada de lixo espacial na atmosfera da Terra.
O astrônomo e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Adriano Leonês, explicou que há duas possibilidades principais para o ocorrido: a primeira seria a passagem de um meteoro, que se incendeia ao entrar na atmosfera; a segunda, e mais provável, é que se trate de lixo espacial – como pedaços de satélites desativados ou partes de foguetes lançados por agências espaciais como a NASA, Roscosmos e CNSA.
O astrônomo Renato Las Casas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reforça essa hipótese. “Pelo fato do objeto estar em baixa velocidade, eu descarto a possibilidade de ser um meteoro. Sobra então ser um lixo espacial, que está aqui mesmo na nossa atmosfera”, afirmou.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o rastro luminoso no céu e aumentaram a curiosidade dos internautas sobre o fenômeno. Até o momento, nenhum órgão oficial confirmou exatamente a origem do objeto.
Mais notícias dessa categoria acesse Imparcial Brasília
Com informações do G1