Coreia do Norte confirma envio de tropas para apoiar a Rússia na guerra contra a Ucrânia

1536x864_cmsv2_dfadbd93-e571-584d-bf36-e87424515644-8520676
COMPARTILHAR:

A Coreia do Norte confirmou oficialmente, neste domingo (27/4), o envio de tropas para lutar ao lado da Rússia na guerra contra a Ucrânia. A informação foi divulgada pela agência estatal norte-coreana KCNA.

De acordo com a publicação, soldados norte-coreanos participaram de combates na região de Kursk, na Rússia, “demonstrando heroísmo em massa, bravura incomparável e espírito de abnegação”. A Comissão Militar Central da Coreia do Norte afirmou ainda que as tropas, sob ordens do líder Kim Jong-un, consideraram o território russo como extensão de seu próprio país, reforçando a “firme aliança” entre Pyongyang e Moscou.

Leia Também
Após morte de Francisco, cresce expectativa por um papa negro no Vaticano

Versões conflitantes sobre Kursk

O governo russo declarou que suas forças retomaram o controle do último povoado da região de Kursk. A Ucrânia, no entanto, contestou essa versão. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que os militares continuam em operação tanto em Kursk quanto em Belgorod, outra área russa próxima à fronteira, e reforçou que as forças ucranianas seguem resistindo e mantendo presença em território russo.

Parceria estratégica

A decisão norte-coreana de enviar tropas teria sido baseada no tratado de parceria estratégica assinado entre Kim Jong-un e Vladimir Putin em 2024. Segundo a KCNA, o acordo fortaleceu a cooperação militar entre os dois países.

Autoridades da Coreia do Sul já haviam informado, em março, que a Coreia do Norte enviou cerca de três mil soldados à Rússia entre janeiro e fevereiro deste ano.

Mais sobre Notícia Internacional acesse Imparcial internacional

OUTRAS NOTÍCIAS